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14 de jan. de 2011

A Medicina Ayurvédica ou Ayurveda



Estudo de Ervas Medicinais A palavra Ayurveda em sânscrito é formada por duas partes: ayus = vida e veda = conhecimento. O Caraka Samhita   (compêndio de Caraka), principal texto de clínica médica, defini ayus da seguinte forma:
“O termo ayus é a combinação de corpo, órgãos dos sentidos, mente e alma” ( Caraka Samhita, trad. Dash e Sharma, 2007: vol I, p 25)

Segundo esta definição, Ayurveda é o conhecimento ou a ciência da vida e possui uma evolução e desenvolvimento de milhares de anos no subcontinente indiano. Os principais textos autorizados são os compêndios clássicos
conhecidos como “Brihat Trayi” ou o grande trio: Caraka Samhita ( escola de clínica médica) , Susruta Samhita ( escola de cirurgia) e Astanga Hrdayam ( coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata). Todo estudante de Medicina Ayurvédica, na Índia, pesquisa estes antigos livros escritos em sânscrito.

A Medicina Ayurvédica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, chamados panchamaha-bhutas, inclusive o corpo físico. São eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano. Dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo, que é o macrocosmo. Os elementos se unem dois a dois para formar os doshas ( humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia, assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos. Espaço (éter) e ar formam o dosha Vata; fogo e água geram o dosha Pitta; e água e terra formam o dosha Kapha. Podemos afirmar que os doshas são as expressões fisiológicas dos 5 elementos quando existe equilíbrio, porém quando ocorre uma desarmonia tornam-se suas expressões patológicas.
O dosha Vata, espaço e ar é frio, leve, seco, móvel e rápido. Atua principalmente nas funções excretoras e nervosa. No tubo digestivo, o Dosha Vata,  localiza-se no intestino grosso. Vata desequilibrado ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de espaço e ar (movimento) no nosso corpo físico: secura, frio, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, medos, depressão e insônia. Algumas doenças relacionadas ao dosha Vata: fibromialgia, artrose, dores em geral, problemas de coluna, cefaléia, constipação, flatulência, colite, síndrome do intestino irritado, síndrome bipolar, doença de Parkinson, demência senil.
O dosha Pitta, fogo e água, é quente, moderado e oleoso ( úmido). Ele atua principalmente na função metabólica e digestiva. No tubo digestivo, o Dosha Pitta localiza-se no estômago e duodeno ( intestino delgado). Pitta desequilibrado ou patológico promove um quadro clínico relacionado ao aumento de fogo e água ( calor e umidade) no nosso corpo físico: azia, queimação abdominal, fezes soltas, calor no corpo, aumento da sudorese ( suor), pele sensível e vermelha, olhos vermelhos, irritabilidade e agressividade. Algumas doenças que podem estar relacionadas ao dosha Pitta: gastrite, úlcera digestiva, regurgitação, diarréia, hepatite, inflamações, acne, crises de fúria e ciúmes, climatério e menopausa, enxaqueca e estresse exacerbado.
O dosha Kapha, água e terra, é pesado, oleoso ( úmido), frio e lento, atua na função estrutural e de lubrificação dos tecidos. Kapha desarmônico ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de água e terra no nosso corpo físico: peso corporal aumentado, lentidão, preguiça, oleosidade, secreções, embotamento mental. As doenças que podem estar relacionadas ao dosha Kapha: obesidade, diabetes, aumento do colesterol, bronquite, sinusite, tosse com secreção, alergias respiratórias, lentidão em todas as funções físicas e mentais e apego exacerbado.
Estudo de Ervas Medicinais
Para tratarmos os nossos desequilíbrios temos que antes apontar o dosha que está em desarmonia ( diagnóstico do desequilíbrio). 
A Ayurveda é uma medicina complexa e completa, e utiliza diversas ferramentas terapêuticas para equilibrar os doshas: massagem ayurvédica, óleos medicinais, dieta, rotina diária de hábitos saudáveis, oleação e sudação ( purvakarma), fitoterapia ( uso terapêutico das plantas medicinais), terapias purificadoras ( panchakarma), medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas ( rasa shastra), recomendação de atividade física, prática de yoga e meditação.
O Susruta Samhita coloca as 8 principais especialidades do Ayurveda que são estudadas nas faculdades de Medicina Ayurvédica:
1-     Cirurgia geral ( salya);
2-     Doenças da cabeça e pescoço, inclui oftalmologia e otorrinolaringologia ( salakya);
3-     Medicina interna ou clinica médica ( kayacikitsa);
4-     Psiquiatria e doenças de causas sobrenaturais ( bhutavidya);
5-     Ginecologia, obstetrícia e pediatria ( kaumarabhrtya );
6-     Toxicologia e envenenamento por animais peçonhentos ( agadatantra);
7-     Terapia de rejuvenescimento ( rasayana tantra);
8-     Terapia dos afrodisíacos ( vajikaranatantra ).
( Susruta Samhita, tradução de Sharma, 2004: vol I, p 7 a 11)

Terminamos este pequeno artigo introdutório sobre Ayurveda com as palavras do sábio Vagbhata no seu trabalho denominado   Astanga Hrdayam, ou o coração dos 8 ramos da Medicina Ayurvédica, que é um resumo em 120 capítulos de todo conhecimento, acumulado no subcontinente indiano, até o século VII da nossa era:

“Aquele que satisfaz-se diariamente com alimentos saudáveis e com atividades que discriminam ( o bom e ruim em tudo e age sabiamente), que não é apegado  ( demasiadamente) aos objetos dos sentidos, que desenvolve o ato da caridade, que considera todos como iguais ( agindo com gentileza), com sinceridade, com perdão e mantendo a companhia de pessoas boas, torna-se livre de todas as doenças” ( Vagbhata, Astanga Hrdayam, tradução de Murthy, 2007: vol I, p 52)
Fonte de Informação: http://www.ayurveda.com.br/ayurveda/home/default.asp?staticpage=yes&titulo=Ayurveda