Páginas

8 de fev. de 2012

Uma combinação divina

O complexo de templos Hiranyagarbha é uma combinação sem precedentes e a representação de campos de força, colocando o Shri Yantra literalmente no topo do Shiva Lingam. Shastra diz que Ela está sentada sobre o nó (asana), cujas pernas são Brahma, Vishmu, Rudra e Ishwara, cuja prancha é Sadashiva com o hamsaha (sopro) como seu travesseiro. O Pancapretasanasina indica que esses Pancabrahmana seriam pretos ou mortos caso Ela não estivesse sentada neles. Esses Pancabrahmana são as cinco faces de Shiva. Eles representam sua emanação, sustentação, retirada, dominação e capacidade de bênção.
A menos que Ela esteja sentada no topo de Shiva, Ele (consciente disso) é incapaz de desempenhar qualquer dessas ações. Ela é a letra “i”. Se omitir a letra “i” de Shiva, o que resta é Shava, significando cadáver. No sânscrito a letra “i” é desenhada como estando por cima da letra “a”.

No complexo de templos o Shri Yantra está localizado no centro da cúpula do salão de meditação do Hiranyagarbha. Nesse complexo de templos, o Shri Yantra está localizado no centro do salão de meditação em forma de cúpula de Hiranyagarbha. O salão representando toda a criação está colocado, portanto no centro do universo, como um bindu, onde Ela é o primeiro impulso criador.
O segredo do culto a Shiva é o Shakti. Muitos Shaivas cultuam Shiva exteriormente para se tornarem qualificados para o culto Shakti, o maior e mais precioso. É por isso que o Shri Yantra não é aberto ao público em geral.