28 de jul. de 2013

O que é Shakti?

Para responder a esta pergunta utilizarei como exemplo o fogo que possui: o princípio do fogo, o fogo em si mesmo e o calor. O princípio do fogo existe em todo lugar, em cada partícula, embora você não possa senti-lo. Independentemente de onde você esteja, poderá acender o fogo, pois seu princípio está presente. Se o princípio do fogo não estivesse presente, o fogo não surgiria.
Na madeira, o princípio do fogo está presente, então se você esfregar duas madeiras, o fogo se manifesta. Manifesta-se porque o princípio do fogo está presente. Se o fogo existe, então o calor existe. O calor não existe sem o fogo. E o fogo não pode existir sem o calor. Brahma, a Pura Consciência, é o princípio, assim como o princípio do fogo, está presente em todo lugar, em cada partícula desta criação. O princípio é consciente, o fogo é não consciente. O fogo não pode fazer nada por si mesmo, não pode pensar, não pode manifestar o fogo onde ele quiser. Brahma, a Pura Consciência, é consciente, pode pensar, e qualquer coisa pode se manifestar a partir dele. Este poder do pensamento é chamado força da consciência. A força da consciência sabe o que está fazendo. A força inconsciente não entende nada, não sabe o que está fazendo. Quando Brahma quer se manifestar para fazer a criação, uma vibração, um pensamento é criado de dentro. Quando essa vibração é criada, Shakti vem à vida. O fogo não existe sem o calor, e o calor não pode existir sem o fogo. Da mesma maneira, Brahma não pode existir sem Shakti e Shakti não pode existir sem Brahma, eles são um. Existem diferentes atributos entre Brahma e Shakti, que na realidade servem apenas para satisfazer a mente intelectual. Brahma é estático e Shakti é dinâmica. Brahma é sem vibração e Shakti é criativa e tem muitas vibrações. Agora você pode dizer que Shakti e Brahma são a mesma coisa, mas como dizer que o que é estático pode ser dinâmico? Como um princípio sem vibração pode ter todas as vibrações? A mente não consegue compreender. Por isso, dois nomes são dados, praticamente os nomes não são importantes, o que importa é o princípio. 




(Fonte: Satsang/Shaktipat POA 2012)