Assim, Shaktipat significa a descida de Chit Shakti (o poder das coisas da mente) do Guru sobre o Chit Shakti do discípulo.
O Guru é visto como sendo mais elevado espiritualmente que o discípulo. Quando o poder espiritual elevado do Guru é transferido ao espírito menos avançado do discípulo, o poder surge e ativa o Chit Shakti do discípulo tornando-o introspectivo. Esse despertar e ativamento são facilitados através do Shaktipat.
Kundalini Shaktipat, também conhecido como Kundalini Maha Yoga, é uma prática de auto-aperfeiçoamento espiritual, no qual o poder do Kundalini faz com que o iniciante realize kriyas (movimentos automáticos) através do próprio poder Kundalini. Por esse motivo que seu outro nome é Siddha Yoga ou “caminho auto-comprovante da meditação”, no qual é a próprio Shakti que executa a meditação.
Um iniciante não deve se esforçar muito; sua única obrigação é render-se. O tempo e característica das manifestações do Shakti são trabalho exclusivo da divindade do poder Shakti. Praticar essa modalidade de meditação significa que a pessoa deve permitir que o poder aja por si mesmo na realização da meditação.