"Shakti" é transmitida do Mestre (Guru) ao Discípulo (Sishya). Essa transmissão de energia faz com que a "Shakti" (Chetna) interna do discípulo seja internalizada. Quando externalizada, a Shakti reúne "Samskaras" (Prasav Kriya) e quando internalizada ela dissolve
"Samskaras" (Prati-Prasav Kriya), e continua trabalhando até que todos os "Samskaras" sejam dissolvidos. Os(as) "kriyas" não param em nenhum momento. Durante o processo ela também purifica os corpos (Nadis, no corpo sutil) e a mente. Shakti é onipresente e onipotente. Ela escolhe a melhor
forma para a limpeza, seus(suas) "kriyas" misteriosos(as) começam num nível mais denso e vão se tornando mais sutis conforme a limpeza se aprofunda.
O processo de limpeza pode ser classificado em quatro partes, cada uma aponta a uma linhagem da yoga. Todos os Asanas, Pranayamas, Mudras se enquadram na Hatha Yoga. Os mantras entoados pelo iniciado se enquadram na Mantra Yoga. Focar a consciência em um ponto específico (Chakra) se enquadra na Laya Yoga. Por fim, conhecer-se ao dissolver a ignorância é chamado Raja Yoga. Por combinar quatro linhagens da Yoga, a meditação Shaktipat é chamada Maha Yoga. Todas essas linhagens da Yoga acontecem ao aspirante de forma espontânea, sem esforço, portanto, é chamado de Siddha Maha Yoga (Yoga Espontânea).
Assim que todos os "Samskaras" estiverem limpos, o discípulo (iniciado, estudante ou aspirante) se torna livre da ignorância e rompe o nó da ilusão, encontrando o conhecimento de seu verdadeiro eu (Atmagyan). Sua mente flutua em êxtase. Uma alegria sem fim inunda seu coração. O aspirante fica livre da dor do ciclo de vida e morte.
De acordo com as escrituras de todos os outros tipos de Sadhana, como Bhakti, Karma, Gyana, Tantra etc., no aspirante deve apenas ser usada a Shakti internalizada. Contudo, esses caminhos são longos e exigem esforço contínuo do aspirante. Entretanto o mesmo pode ser atingido pela graça do Guru (Mestre) através da Shaktipat.
Veja o que diz a escritura: Mokshya Mulam Gururkripa
A graça do Guru é a única forma de se livrar da ignorância e quebrar o ciclo de nascimento e morte !!
Veja o que diz a escritura:
Mokshya Mulam Gururkripa